Selecionado em 2008 como o projeto vencedor entre uma gama internacional de inscritos num concurso lançado pela cidade de Menton em 2007, o projeto arquitetônico de Rudy Ricciotti, o vencedor do Grande Prêmio Nacional de Arquitetura da França de 2006, cobre uma área total de 2,700m² capaz de abrigar todos os trabalhos doados por Severin wunderman.
Embora limitado em alguns aspectos, o local tem grande potencial. Seus destaques incluem uma garagem de estacionamento pré existente no primeiro nível subterrâneo e uma estação de tratamento no segundo nível subterrâneo com rampas de acesso que atravessam o lugar, um aquífero no nível do mar, aterro, esguichos de água do mar quando as ondas se chocam na costa, etc. tensões nas imediações incluem uma ruidosa passagem costeira urbana.
O local também não é neutron no seu impacto. Ele vai fortalecer a relação entre o centro da cidade e a sua orla marítima, como subestrutura, garantindo a resiliência da paisagem urbana existente. O edifício tem que estar em consonância com o tecido urbano de Menton, ajudando a devolver a Quai Monléon ao uso dos pedestres. Deixando de lado a visão inquietante das arcadas, retratada em antigos postais ilustrados, as virtudes de Menton como um balneário que deve ser mantido.